Beber água acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer

A ingestão de água é uma das mais importantes recomendações de cuidado com a saúde. Afinal, ela é essencial em todas as funções do organismo durante o dia. Por exemplo, na transpiração regulando a temperatura corporal; na urina eliminando toxinas; no transporte de nutrientes para todo o corpo pela corrente sanguínea; para o bom funcionamento do intestino; na respiração em forma de vapor; entre diversas outras funções vitais.

Maior hidratação acelera o metabolismo

Mas estudos indicam que a água pode, ainda, ajudar a emagrecer. Em 2007, uma pesquisa publicada no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism analisou a influência da ingestão de água também na termogênese do corpo, ou seja, na produção de calor – o que pode auxiliar na perda de peso. Desde então muito tem se discutido sobre o efeito do consumo de água para acelerar o metabolismo, informa o MSN.

Os pesquisadores mediram um gasto calórico em repouso maior após o consumo de água. Descobriram que o consumo de 500 ml de água à temperatura ambiente de 22º C aumentou em 30% o metabolismo, tanto nos homens como nas mulheres. Oito homens e oito mulheres participaram do estudo, sendo todos saudáveis com sobrepeso ou obesidade.

Vale ressaltar que o metabolismo é a taxa em que o corpo consegue converter carboidratos ou gordura em energia em estado de repouso. Ou seja, sem a influência de atividades físicas ou outras formas externas de estímulo.

Desidratação deixa o metabolismo lento

Além disso, comprovou-se que o inverso também ocorre ao se fazer a medição do emagrecimento em casos de desidratação. A redução de 5% da água corporal foi responsável por uma queda de 20% a 30% na capacidade metabólica do corpo.

Quantidade ideal de água

Muita gente pergunta a quantidade ideal de consumo de água ao dia. “Dois litros?”. “Beber água oito vezes por dia é mito?”. Na verdade, o cálculo da quantidade de água que deve ser ingerida é individual, mas segue a fórmula de 35 ml por quilo de peso corporal. Por exemplo, uma pessoa de 80 Kg, portanto, deve beber no mínimo 2,8 L de água ao dia.

Conclusão

De qualquer forma, apesar de todas essas descobertas, é importante destacar que podemos afirmar que a ingestão de água auxilia na perda de peso. Contudo, não pode ser considerada como a única solução para todos os problemas. Esse comportamento deve estar inserido nos quatro pilares de uma vida saudável: atividade física, bons hábitos alimentares, cuidado com o emocional e com a espiritualidade.

10/03/2019


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/5/51/e3/reportercoqueiroseco/public_html/wp-content/themes/portal2017/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009