Em missa de Páscoa, Papa pede fim de injustiças sociais

O Papa Francisco pediu durante a missa de Páscoa, neste domingo, o fim às “injustiças sociais, abusos e violência” na Venezuela e “uma solução pacífica e negociada” na Nicarágua. Em sua mensagem tradicional, Francisco lembrou aos latino-americanos que “eles sofrem as consequências de situações políticas e econômicas difíceis”.

Em particular, Francisco recordou da Venezuela , onde há “tanta gente sem as condições mínimas para levar uma vida digna e segura, por causa de uma crise que perdura e se agrava”.

— Que o Senhor conceda a quantos têm responsabilidades políticas, trabalhar para pôr fim às injustiças sociais, abusos e violências e realizar passos concretos que permitam sanar as divisões e oferecer à população a ajuda de que necessita.

A Venezuela sofre com a hiperinflação, a recessão econômica, o desabastecimento de alimentos e medicamentos, além das interrupções de serviços básicos. O primeiro grande carregamento de ajuda humanitária chegou ao país na última terça-feira, depois que o governo de Nicolás Maduro concordou pela primeira vez em receber ajuda externa. Espera-se que a ajuda atenda a cerca de 650 mil pessoas e forneça remédios e materiais para cerca de 12 hospitais da rede pública do país, diz o Extra.

Durante a missa, o Papa ainda lembrou da Nicarágua , pedindo que “o Senhor ressuscitado oriente com a sua luz os esforços que estão a ser feitos”, para que se encontre “o mais rápido possível, uma solução pacífica e negociada em benefício de todos os nicaraguenses”.

No início do mês, o governo de Daniel Ortega e a oposição deram por encerradas as negociações que pretendiam superar a crise política que afeta a Nicarágua há quase um ano. Parentes e organizações de direitos humanos estimam que mais de 800 pessoas foram presas durante os protestos no país, iniciados em abril de 2018 contra uma reforma fracassada da previdência social e o autoritarismo de Ortega.

21/04/2019


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/5/51/e3/reportercoqueiroseco/public_html/wp-content/themes/portal2017/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009