5 marcas conhecidas de protetor solar são reprovadas em teste de qualidade

22d736c1e1f4122eeee55298e46fcf56

Não é novidade que os raios solares causam sérios riscos para a saúde da nossa pele. Com tantas informações que consumimos em relação ao assunto, o primeiro pensamento é ir atrás de um bom filtro solar e que seja, de preferência, de uma marca confiável.

Mas até onde podemos acreditar nas marcas ditas as melhores do mercado? Foi pensando nisso que a Proteste Associação de Consumidores resolveu tirar a prova realizando testes de qualidade em 10 marcas de protetores faciais. O resultado decepcionou e a Sundown, L’Oreal, ROC, Sunmax e La Roche Posay foram reprovadas.

Todas apresentaram fator de proteção solar (FPS) abaixo do indicado na embalagem. O La Roche Posey, por exemplo, mostrou ter FPS 42% menor que o informado. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permite uma variação de até 17% entre o informado na embalagem e a formulação do produto, mas as marcas citadas ultrapassaram completamente esse valor.

A proteção UVA dos produtos também foi testada -e reprovadas. A proteção UVA do protetor solar deve ser um terço do FPS, como determina a legislação brasileira desde 2012. A L’Oreal apresentou 26% do FPS rotulado ao invés dos 33% exigidos.

Os raios tipo UVA causam envelhecimento precoce e câncer de pele, já o FPS filtra a radiação dos raios solares tipo UVB, que causam vermelhidão, queimaduras e câncer de pele. A Proteste reivindicou que as fabricantes corrijam os rótulos e façam coletem os produtos disponíveis no mercado.

Procuradas, as marcas divulgaram seus argumentos e se justificaram. A Sundown e ROC disseram que seus produtos oferecem o FPS declarado nas embalagens, seguem a legislação nacional e são aprovados pela Anvisa. A marca também afirma que “não teve acesso a informações específicas sobre a metodologia dos testes, o que impede uma análise concreta e fidedigna dos resultados”.

A L’Oreal não aceitou os resultados da Proteste, dizendo desconhecer os critérios na realização dos testes da entidade. A marca ainda “reafirma seu compromisso com a saúde da população brasileira e fornece produtos seguros e de alta eficácia”.

 

Yahoo

30/11/2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *