Academia Maceió incentiva estilo de vida saudável

academia
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e em parceria com a iniciativa privada, entregou para a população, em setembro do ano passado, a Academia Maceió e desde então está levando mais qualidade de vida para os maceioenses e incentivando a prática de atividades físicas.

Desde o seu lançamento, a academia ao ar livre, localizada na Jatiúca, vem sendo bem aceita pela população e o número de frequentadores só cresce. Atualmente, o projeto atende aproximadamente três mil pessoas, que podem fazer, gratuitamente, aulas de até 40 minutos por dia.

Wagner Dantas não perdeu tempo e se inscreveu logo nas primeiras semanas. “Eu venho a Academia Maceió desde o início e acho a proposta muito interessante, por que aqui além de fazermos academia gratuitamente, nós recebermos todo o acompanhamento de profissionais capacitados. E ainda tem esta vista maravilhosa para o mar. Para mim o espaço está aprovadíssimo”, disse.

Hamilton Barbosa também é frequentador do espaço e todos os dias saí do bairro onde mora, na parte alta da cidade, só para se exercitar. “Todos os dias eu venho do Farol para cá e ainda convido os meus amigos. Eu achei a ideia muito boa, principalmente porque sei que, assim como eu, tem muita gente que não pode pagar para fazer aulas em uma academia particular e aqui nós temos uma academia ao ar livre e pública disponível para nós. Agora não tem mais desculpa para o sedentarismo”, afirmou.

A instrutora Juliane Vasconcelos explica que os inscritos podem fazer as aulas tanto de manhã, quanto no final da tarde ou à noite, dependendo da disponibilidade de tempo de cada um e, para isso, só precisam doar mensalmente cinco garrafas PET. “O interessante desta iniciativa é que mesmo sendo gratuito há uma flexibilidade de horários e os alunos também praticam uma ato de cidadania e que contribui para a preservação do meio ambiente. O projeto foi uma forma muito bacana que a Prefeitura encontrou de valorizar a atividade física e levar para a população, principalmente a mais carente, a possibilidade de se manter ativa e cuidar da saúde. Também é uma maneira de prevenir doenças graves que, anualmente, atingem números assustadores, como diabetes e hipertensão”, frisou.

academia2

No equipamento, os alunos podem usar 20 aparelhos para musculação em aço inoxidável resistentes à maresia e uma área de 180 metros quadrados forrada com grama sintética. Além das atividades diárias, profissionais de educação física, com auxílio dos estagiários e apoio da Semel, promovem aulões no último sábado de cada mês com dança, zumba e treino funcional.

Uma novidade recente é o sinal gratuito de internet durante os dois horários de funcionamento. O serviço é ofertado por meio de uma parceria com a empresa de telefonia Vivo.

Academia Maceió

Para participar das atividades da Academia Maceió, o interessado deverá levar documento com foto e CPF, preencher uma avaliação de saúde, tomar conhecimento das regras e declarar estar apto para ingressar na academia, além de realizar a entrega de cinco garrafas PET por mês (que serão doadas a cooperativas de reciclagem).

academia3

Também podem ser inscrever menores de idade a partir dos 15 anos desde que apresentem autorização legal e estejam acompanhados, no ato da inscrição, do responsável. O início é imediato. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 6h às 10h e das 16h às 20h. Aos sábados, o espaço funciona apenas no período da manhã.

Fonte: Secom Maceió