Alfredo Gaspar recebe comenda e nega candidatura à Procuradoria-geral

alfredogaspar
O promotor e ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça recebeu na manhã desta quinta-feira (7) a mais alta comenda da Câmara Municipal de Maceió. Na oportunidade, Mendonça negou que será candidato a procurador geral de Justiça, em eleição que ocorrerá em novembro.

A possível candidatura foi cogitada pela imprensa nos últimos dias, que dava ainda como certa uma campanha particular realizada nos bastidores do Ministério Público. No entanto, segundo Mendonça, tudo não passou de boato.

“Confesso que não conversei com ninguém em relação a isso, não passa sequer pela minha cabeça tal posição. Eu estou numa fase de transição, vou cuidar neste mês de colocar em dia alguns problemas particulares para, depois, voltar para titularidade da promotoria do júri, onde é o meu lugar. Esta é a única certeza. A de que reassumirei minhas funções como promotor de Justiça”, garante.

A resposta de Mendonça veio dois dias depois do ex-procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares Mendes, ter confirmado à imprensa que irá disputar a eleição para a Prefeitura de Traipu. Com a retirada de Tavares para o processo de campanha eleitoral, uma nova vaga fica aberta no Ministério Público Estadual (MPE) que irá recorrer a um novo pleito até o final do ano. “A política partidária simplesmente não faz parte do meu sentimento, eu não tenho esse talento”, comentou Mendonça também sobre a possibilidade de tentar as eleições municipais.

Sobre a premiação concedida pela Câmara Municipal na manhã de hoje, a partir de uma iniciativa da vereadora Simone Andrade (PSDB), o promotor ressaltou que a comenda é uma congratulação dada à toda equipe do Estado empenhada no combate ao crime. “Na verdade quem tá sendo homenageado aqui não é o Alfredo, e sim a Segurança Pública de Alagoas. Eu venho para cá como representante de uma época em que estive à frente da secretaria, mas são os grandes colaboradores da segurança que deveriam receber essa comenda”, justifica.

Para a vereadora, Simone Andrade, a imagem que fica do promotor para Alagoas é a de um guerreiro e combatente ao crime. “Essa comenda representa uma gratidão ao secretário, por ele ter atuado em nosso estado, por ser também uma pessoa humilde, de combate ao crime, guerreiro e lutador, e isso representa muito”, disse.

Milton Rodrigues – Alagoas 24 Horas