Alpinista sobrevive a avalanche e é resgatada ilesa após quatro dias presa em montanha

Alpinista sobrevive a avalanche e é resgatada ilesa após quatro dias presa em montanha

Uma alpinista argentina foi resgatada ilesa depois de sobreviver a uma avalanche detonada por um terremoto e passar quatro dias presa no pico mais alto de uma cordilheira no Canadá. Natalia Martínez, de 37 anos, encarou temperaturas de até 20 graus negativos e ventos de 140 km/h no Monte Logan, até ser salva em uma operação que durou três horas, nesta sexta-feira.

O site da expedição da qual ela participava, a “Mount Logan Solo Traverse”, informou que a alpinista foi resgatada “sã e salva”. Enquanto estava presa na montanha, a segunda mais alta da América do Norte, ela manteve contato com o companheiro Camilo Rada e descreveu pesadas quedas de neve e ventos “loucos e intensos”. Eles se comunicavam por um telefone ligado a um sinal de satélite, atesta o Extra.

Natalia começou a subir a montanha no mês passado. O piloto Tom Bradley levou a argentina até o pé da cordilheira e revelou à BBC que toda a aventura foi uma “verdadeira montanha russa” para a alpinista. Os ventos pesados impediram a mulher de acender o fogão portátil para cozinhar ou derreter neve em água, para saciar a sede. Fotos do começo da incursão mostraram o simples acampamento da argentina.

“Ela estava ficando realmente fraca nos últimos dias”, contou Bradley. Na manhã de quinta-feira, ela começava a ficar muito fraca, mas conseguiu preparar uma refeição quente à tarde, que a ajudou a recuperar um pouco da força e retomar a esperança.

As equipes de resgate partiram por volta de 19h30m no horário local (23h30m em Brasília) e terminaram o serviço às 22h30m (2h30m de sexta-feira no Brasil). Segura, a argentina abriu um sorriso assim que chegou de volta à base de Kluane Lake. “Muito bem, Nati!!! Você conseguiu!!!”, celebraram os organizadores da expedição em seu site.

05/05/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *