Área de lazer leva benefícios aos moradores do Jardim Petrópolis

 Revitalização de Espaço de Lazer no Jardim Petrópolis II.
Revitalização de Espaço de Lazer no Jardim Petrópolis II.

Com o processo de requalificação das áreas de convivência da capital, a Prefeitura de Maceió tem proporcionado mudanças positivas na qualidade de vida dos maceioenses. E como parte dessas ações, os moradores do Jardim Petrópolis, na parte alta da cidade, foram contemplados com a construção de um novo Centro de Esporte e Lazer (CEL) na comunidade. Executado pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), o equipamento passou a dinamizar a rotina da população local, além de resgatar a identidade cultural do bairro.

O vice-presidente da Associação dos Moradores do Jardim Petrópolis, Radison Oliveira, destaca a importância da obra para a comunidade. “A revitalização desse espaço para a prática esportiva foi fundamental e só veio trazer melhorias em todos os aspectos à comunidade. Para nós, o esporte é uma ferramenta de inclusão social. É a partir dele que temos conseguindo tirar as crianças das ruas e afastá-las da criminalidade. Esse novo espaço mudou positivamente a rotina de nós moradores e estamos muito contentes com o trabalho realizado pela Prefeitura” disse o líder comunitário.

Ele também destacou o trabalho da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública. “A iluminação da praça, o entorno dela e as ruas do bairro também foram melhoradas, o que trouxe uma sensação a mais de segurança pra quem frequenta o local. Pode-se dizer que hoje nosso bairro está mais iluminado, com mais opções de lazer e bem melhor para se viver”, disse.

A recuperação do Centro Esportivo e Lazer do Jardim Petrópolis contou com a pintura de bancos, do passeio, meio fio e de brinquedos, como por exemplo, gangorra e balanço. O paisagismo do espaço foi desenvolvido pelo setor de Parques e Jardins da Sempma e contou com o plantio de mudas de ipê-roxo e rosa, palmeira imperial mirim e clúsias.

A quadra poliesportiva também recebeu reforço em sua estrutura a partir da instalação de telas e alambrado, além da substituição do piso antigo por piso-concreto devidamente pintado e já com marcações para jogos de futebol.

Luís Vieira, que é morador do Jardim Petrópolis, comemora a conquista do equipamento de lazer e ressalta os benefícios que o espaço trouxe aos que residem no bairro. “Essa ação realizada pela Prefeitura de revitalizar os espaços de lazer nas comunidades é muito positiva. Aqui no bairro somos carentes de ações desse tipo, mas a partir dessas melhorias trazidas temos conseguido tirar as nossas crianças das ruas e ensinar a elas o valor e a importância do esporte, através dos programas de educação esportiva que criamos aqui. Com a melhoria da praça e da quadra também passamos a ver famílias se divertindo, brincando e tendo algum tipo de lazer. Com certeza, os serviços feitos por aqui vieram pra fortalecer e unir ainda mais a população do Jardim Petrópolis”, pontuou.

O morador Sued Cavalcante avalia como positivo o trabalho desenvolvido pela Prefeitura no local. “Os serviços efetuados aqui na comunidade foram ótimos. A iluminação aqui antigamente era bastante precária. Tinha muito assalto na região e a partir da melhoria da iluminação e a recuperação da praça hoje consigo vir ao parquinho com a minha filha e vê-la brincar tranquilamente”, explicou.

Técnicos da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) também reforçaram a iluminação da região. Novos postes, luminárias e refletores mais potentes foram instalados no entorno do equipamento para proporcionar maiores condições para as atividades de lazer dos moradores.

Uadson Barros (estagiário) – Secom Maceió.