Cruz das Almas ganha unidade de saúde em parceria com Unit

19235_ext_arquivo
A Prefeitura de Maceió consolida nesta sexta-feira (1º) a parceria com o Centro Universitário Tiradentes (Unit), por meio da assinatura de convênio de cogestão. O prefeito Rui Palmeira, o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, e a direção da Unit inauguram às 15h a Unidade Docente Assistencial (UDA) instalada na sede da instituição, no bairro de Cruz das Almas.

A UDA funciona como uma Unidade Básica de Saúde (UBS), possibilitando a abrangência da assistência básica gratuita à população. O acordo inicial tem duração de um ano, podendo ser renovado em comum acordo entre as partes.

O convênio estabelece que cabe à SMS disponibilizar todos os recursos humanos de nível técnico e superior da área de saúde, sendo: um médico generalista, um enfermeiro, um assistente social, um farmacêutico, dois auxiliares de saúde bucal e dois odontólogos. Ainda é da competência do poder público estabelecer um responsável técnico para gerenciar os serviços da unidade.

A SMS também garante o abastecimento farmacêutico de insumos, correlatos, vacinas, teste rápido de HIV e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), material de consumo, água mineral e equipamentos de proteção individual (EPIs) dos profissionais.

Por sua vez, a Unit se responsabiliza pela manutenção das instalações físicas do prédio, reposição de equipamentos médico-hospitalares e móveis necessários para as ações de saúde; limpeza, conservação e segurança da estrutura física do prédio. A Unit fica na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Cruz das Almas, situada na região do 8º Distrito Sanitário da capital.

Ascom/SMS