Cursos promovidos nos Cras incentivam geração de renda

Mudar a vida de seus usuários, por meio da oferta de serviços à comunidade. Este é um dos objetivos do trabalho realizado nas unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) localizadas em diversos bairros da capital.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Bela Vista, no bairro São Jorge, está ofertando cursos profissionalizantes para a comunidade, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Esta semana foi realizado um curso de fabricação de bolos e tortas, aberto à comunidade.

A instrutora Fabiana Moura está ensinando as mulheres da região receitas de bolos e tortas de diversos tipos. As alunas recebem material didático e certificado no final do curso, sem nenhum custo para as participantes.

Segundo a assistente social do Cras, Paula Chaves, o objetivo desses cursos é o aperfeiçoamento profissional e para que as participantes tenham uma renda extra futuramente. “Muitas delas são donas de casas e chefes de família e querem ter um conhecimento maior nessa área para trabalhar em casa mesmo e gerar renda para a família. Durante o atendimento feito pela equipe de psicologia do Cras, percebemos que algumas delas tinham depressão e sugerimos que fizessem o curso para ocuparem o tempo com uma atividade produtiva, como se fosse uma terapia ocupacional”, destacou.

A moradora do São Jorge Amanda Sales está achando o curso maravilhoso. “Aprendi a fazer bolo de café, torta mousse, rocambole e outras receitas. Gostei de fazer todas elas. Sou dona de casa e pretendo fazer os bolos para vender, para ter um dinheirinho extra”, disse a usuária do Cras.

Outros cursos estão sendo programados, como os de industrialização de doces, crochê, pintura em tecido e fabricação de pães. A próxima turma que será iniciada na próxima semana é de corte e costura. O Cras Bela Vista funciona na Rua Coronel Salustiano, nº 310, Sítio São Jorge. Mais informações pelo telefone 3315-1576.

Vanessa Napoleão – Agência Alagoas.