Governo intensifica ações de combate ao trabalho infantil em Alagoas

Encontro intersetorial marcado para junho vai avaliar medidas de enfrentamento adotadas no Estado

96e14f031d362d09f8cf0b04c8b30526_L
Alagoas ainda registra ainda registra incidência de trabalho infantil Marcello Casal Jr / Agência Brasil 

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), tem intensificado as ações estratégicas de enfrentamento ao trabalho infantil.

Nesta quinta-feira (12), gestores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) nos 31 municípios com maior incidência em Alagoas, segundo o Censo 2010, estiveram reunidos com o secretário do Desenvolvimento Social Antônio Pinaud e com técnicos da Seades para discutir a elaboração dos planos municipais de ações estratégicas do programa.

Segundo a gerente de Proteção Social Básica da Seades, Deirise Salgueiro, os planos de trabalho devem ser encaminhados até o dia 30 de junho ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Ascom/Seades

“Essa reunião serviu para que os gestores fossem orientados quanto ao plano de trabalho a ser desenvolvido para aplicação em 2016 e 2017. Este ano, o planejamento está voltado para o trabalho infantil nas cadeias produtivas”, disse a gerente.

Para discutir o tema, foi convidada para proferir palestra durante a reunião a coordenadora das ações estratégicas do Peti em Maceió, Lidiane Guedes. “A temática das cadeias produtivas é pouco conhecida no meio da Assistência Social, mas, com dedicação, a gente passa a compreender a importância de combater o trabalho infantil nesses elos de produção, onde crianças e adolescentes acabam sendo explorados para que outras pessoas tenham mais lucro”, afirmou a coordenadora.

DIA NACIONAL

Durante o encontro, o secretário do Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, ressaltou a atuação do Governo do Estado, em parceria com os municípios, nas ações de enfrentamento ao trabalho infantil na capital e no interior do Estado.

“Estamos realizando visitas aos municípios que receberam recursos federais para as ações estratégicas do PETI no sentido de orientar a aplicação desses recursos, conferindo uma dinâmica e uma eficiência maior a esse trabalho”, disse o secretário, lembrando a programação da Seades para a passagem do dia 12 de Junho, Dia Nacional e Mundial contra o Trabalho Infantil.

“Em junho, vamos realizar o Encontro Intersetorial de Ações Estratégicas do Peti, com a presença de representantes do MDS e gestores de todo o Estado para avaliar o andamento das ações de enfrentamento, compartilhar experiências, informações e buscar sensibilizar os órgãos públicos para a aplicação de medidas protetivas visando a redução dos índices de trabalho infantil em Alagoas”, explicou Antônio Pinaud.

Petrônio Viana – Agência Alagoas