Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho vem dando certo no Brasil  

download (1)

 O Estatuto da Pessoa Idosa, de fato está dando certo no Brasil. Durante discurso, o senador Paulo Pain (PT –RS), ressaltou que a lei que obriga as cotas para contratar estas pessoas em empresas privadas foi “uma política que deu certo”.

Segundo o senador gaúcho, aproximadamente 100 mil pessoas com deficiência ingressaram no mercado de trabalho graças à política das cotas. Mas, apesar do crescimento nas contratações, o número ainda não é o ideal.

Um fato que vem chamando a atenção de algumas autoridades, é que certas empresas estão alegando que não estão encontrando pessoas qualificadas e que ficam impossibilitadas de cumprir a lei a rigor e promover a inclusão da pessoa com deficiência.

Apesar de algumas dificuldades essa barreira está sendo vencida. Por exemplo, o setor metalúrgico é um dos segmentos que mais emprega pessoas com deficiências, pois usam o senso de responsabilidade social e possuem um índice de cota maior do que o determinado. (de 2% a 5% do total de empregados para empresas com mais de 100 funcionários).

Eduardo cardeal – diarioarapiraca.com.br