Lei Seca apresenta números de abordagens dos últimos seis meses para o Conseg

leiseca

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), realizou uma apresentação detalhada das abordagens da operação Lei Seca desempenhadas no Estado de Alagoas ao longo dos últimos seis meses, durante uma reunião ordinária do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg), que aconteceu na tarde da última segunda-feira (11).

De acordo com dados fornecidos pela coordenação da Lei Seca, no primeiro semestre de 2016 foram abordados 11.204 veículos e 11.657 pessoas foram submetidas ao teste do etilômetro. Foram recolhidos 959 Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) e 509 veículos. Durante o período, também foram totalizadas 731 recusas e 408 autuações por situações de alcoolemia.

Fazendo um comparativo entre o primeiro semestre do ano de 2015 e o primeiro semestre de 2016, pode-se destacar um aumento de 26% no número de veículos abordados, 20,6% em testes de alcoolemia realizados, 125,4% de prisões em flagrante e 93,2% de inabilitados, números considerados preocupantes segundo o Departamento Estadual de Trânsito.

O coordenador da operação Lei Seca, tenente Emanuel Costa, explica que o número de prisões em flagrantes cresceu por causa da intensificação e interiorização da operação, que está sendo levada para diversas cidades com o mesmo padrão das realizadas na capital.

“Estamos realizando operações de forma intensificada e em pontos estratégicos, tanto na capital quanto no interior. E o aumento no número de flagrantes também é consequência da chegada do pessoal da inteligência do Detran que está trabalhando conosco com o propósito de salvar mais vidas e tirar os motoristas irresponsáveis do trânsito”, destacou o coordenador.

Na ocasião, o presidente do Conseg, Dr. Maurício Brêda, parabenizou a presidência do Detran de Alagoas e o trabalho que está sendo desempenhado pela equipe da Lei Seca. Além da interiorização da operação, ações educativas como o projeto “Amigo da vez” também ganharam destaque durante a reunião.

Agência Alagoas