Luta contra o câncer de mama é tema de audiência pública

Luta contra o câncer de mama é tema de audiência pública

Com o tema 200 anos de Alagoas: desafios e soluções na luta contra o câncer de mama, a Assembleia Legislativa realiza audiência pública nesta sexta-feira, 12, para debater acerca da prevenção e tratamento da doença que, de e acordo com a Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, é o tipo de moléstia que mais mata mulheres em todo o mundo. A audiência pública é de iniciativa da deputada Jó Pereira (PMDB), em parceria com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas e Apoio à Saúde da Mama (Femama). O evento terá início às 9h, no plenário da Casa.

“Nós fomos provocados pela Femama para abordar temas importantes com relação ao câncer de mama. É uma mobilização nacional e, inclusive, uma das pautas é sobre um medicamento que a Anvisa liberou para os planos de saúde e também para as pacientes do SUS”, contou Jó Pereira, acrescentando que o momento também será oportuno para saber como anda o tratamento do câncer de mama no Estado. “Vamos falar sobre o plano estadual de oncologia, abordar o tratamento do câncer de mama e a inclusão dos dados no sistema específico para notificação dos casos em Alagoas”, informou a parlamentar, demonstrando sua preocupação com a subnotificação dos casos que há no País inteiro, isto porque, avalia Jó Pereira, a subnotificação prejudica não só o tratamento, mas o dimensionamento da realidade sobre a doença, que é de suma importância para o planejamento de ações, alocações de recursos para fazer frente ao combate ao câncer de mama.

Estão convidadas todas as pessoas que estejam vinculadas a saúde, educação, assistência social, bem como as associações que trabalham e prestam assistência às mulheres vítimas do câncer de mama para que venham participar da audiência pública. “Para que possamos discutir e encaminhar alguns posicionamentos e apoiar pessoas que estejam enfrentando dificuldades em realizar o tratamento”, disse a deputada.

12/05/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *