Mulher assume pela 1ª vez comando de unidade do Corpo de Bombeiros de Alagoas

comandantecorpodebombeiros

A passagem de comando do Grupamento de Incêndio, no Tabuleiro dos Martins, foi realizada nesta sexta-feira (10), pela manhã. O evento foi um marco porque, pela primeira vez na história da corporação, uma mulher comandará uma unidade operacional.

A major Camila Paiva assume o comando do grupamento no lugar do tenente coronel Ricardo Cruz, que agora responde pela chefia da Assessoria de Relações Públicas e Comunicação Social.

A solenidade seguiu os moldes militares com tropa formada, incorporação do pavilhão nacional e o tradicional desfile da tropa. Além da presença do coronel Adriano Amaral, comandante geral da corporação, diversas autoridades devem prestigiar a solenidade.

Para o tenente coronel Ricardo Cruz, o desafio é enorme. “A responsabilidade de assumir um grupamento é muito grande. Precisamos mostrar a força e a capacidade das mulheres de enfrentarem grandes desafios. Tenho certeza que uma mulher comandando o GI pela primeira vez trará um saldo muito positivo para a corporação”, disse.

A major Camila Paiva agradeceu a confiança do comando geral. “Senti uma enorme alegria quando o comandante geral me convidou para ser comandante do GI. Só tenho que retribuir a confiança depositada com muito trabalho”, disse.

O Grupamento de Incêndio fica na BR 316 (prédio anexo ao DER) e dispõe de 139 militares que atuam na unidade, no Quartel do Comando Geral e na Seção de Combate a Incêndio do Aeroporto Zumbi Palmares. Ainda conta com a maior frota operacional da capital com quatro caminhões de combate a incêndio, dois caminhões do tipo escada e um caminhão de armazenamento de água do tipo bitrem, utilizado para apoio em ocorrências de incêndio.

Assessoria