Prefeito assina contrato para capacitar jovens infratores

1602-Abertura-Sessao-Camara-Rui-Palmeira-PF-0002-377x290

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, assina nesta segunda-feira (18), às 11h, a contratação de cursos profissionalizantes voltados para adolescentes que cumprem medida socioeducativas em meio aberto, através dos programas Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço à Comunidade (PSC), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

A proposta é, inicialmente, proporcionar a 120 jovens infratores atendidos pela Semas a possibilidade de se profissionalizar e ser inserido no mercado de trabalho no final do cumprimento da medida socioeducativa.

O contrato firmado com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que tem valor global de R$ 185.120,00, irá ofertar vagas em oito cursos profissionalizantes. São eles: Servente de Pedreiro, Pintura de Obras, Mecânico de Motocicletas, Operador de Computador, Montador e Reparador de Computador, Mecânico de Motores Ciclo Otto, Padeiro e Confeiteiro.

“Nossa intenção é auxiliar no processo de mudança de valores pessoais e sociais desses jovens que estiveram em conflito com a lei e estão retomando seu projeto de vida. Através de cursos profissionalizantes, queremos dar mais oportunidades para que eles sejam inseridos no mercado de trabalho, estudem e possam ter um futuro diferente”, explica a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha.

O prefeito Rui Palmeira destaca que este é mais um dos esforços do Município para reduzir as desigualdades sociais entre jovens de Maceió, principalmente os que estiveram em conflito com a lei. “Já firmamos convênio com o Tribunal de Justiça e parte destes adolescentes que cumprem medida socioeducativa estão desenvolvendo atividades no Fórum de Maceió. Outros estão com trabalhos em ONGs e secretarias do Município, a exemplo do Parque Municipal. Vamos continuar trabalhando para dar mais oportunidades para nossos jovens e lhes proporcionar novas expectativas”, reforçou o Rui Palmeira.

A assinatura do contrato acontece nesta segunda-feira (18), às 11h, no gabinete do Prefeito e contará com presença da secretária Municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, e do diretor regional do SENAI/AL, Marben Montenegro Loureiro.

Flávia Duarte – Ascom Semas