Rui Palmeira destaca melhorias no transporte público

29MA-Entrega-dos-Novos-Ônibus-12-1024x609

A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), tem apresentado iniciativas positivas na busca de uma melhor oferta dos serviços de transporte público. Segundo o prefeito Rui Palmeira, são ações que propiciam melhores condições de trabalho para os rodoviários, além de conforto e praticidade para os usuários do equipamento.

“São inúmeras ações, já realizadas ou em desenvolvimento, que melhora o desempenho do serviço aqui na cidade, como a implantação da faixa azul e, sobretudo, a execução do que diz a licitação do transporte público”, afirmou o gestor.

Em 2015, a faixa azul, que é exclusiva para o transporte público, foi instalada nas avenidas Fernandes Lima, no Farol, e Comendador Leão, no Poço. A iniciativa gerou uma redução de tempo durante as viagens, principalmente para as comunidades mais afastadas.

“Houve uma aceitação enorme dos usuários que, hoje, já conseguem constatar o quanto em tempo de viagem foi reduzido”, comentou.

E, os avanços não param. Através da licitação do transporte público, elaborado pelo Município com base em pesquisas e avaliações técnicas, mais de vinte terminais de ônibus foram reformados e adequados para atender as necessidades da população e dos rodoviários. Além disso, teve início a primeira etapa da Integração Temporal nas linhas de ônibus.

“Com esta medida, usuários que utilizarem mais de um ônibus para chegar a certa localidade, não precisarão pagar mais de uma passagem dentro do intervalo de 1h30. O funcionamento do equipamento vai ser monitorado pelo Sistema Integrado Mobilidade Maceió (SIMM). Isso é sem dúvida um ganho para os usuários que necessitam pegar mais de um transporte para chegar ao seu trabalho, faculdade ou escola”, acrescentou Rui Palmeira.

Ainda sobre a licitação, a frota de ônibus das empresas começou a ser renovada, atendendo os 20% previsto no certame. Hoje, cinquenta novos veículos, com garantia de acessibilidade para pessoas com deficiência, já circulam na cidade com nova padronização do SIMM.

“Essa renovação, além de fornecer conforto para os usuários, faz com que a idade média da frota caia de sete para cinco anos, o que significa mais um ponto positivo promovido pela licitação do transporte público. Para que as empresas atendam todas as exigências previstas, acompanharemos de perto e atentamente os trabalhos, pois queremos continuar proporcionando serviços cada vez melhores para nossos maceioenses”, concluiu o prefeito.

Jonnathan Firmino – Secom Maceió