Samu Maceió realiza simulado com helicóptero nesta segunda (11)

Ação acontece às 10h, no Estacionamento de Jaraguá, em homenagem ao Dia do Socorrista

O objetivo principal da simulação é treinar os profissionais para que eles atuem com mais eficiência.
O objetivo principal da simulação é treinar os profissionais para que eles atuem com mais eficiência.

Já está tudo pronto para a realização de um simulado envolvendo uma colisão entre dois carros que transportam cinco vítimas cada, além da explosão de um dos veículos, com uma vítima que será atendida pela equipe do Samu Aeromédico. A ação será realizada nesta segunda-feira (11), às 10h, no Estacionamento de Jaraguá, em Maceió, em homenagem ao Dia do Socorrista.

De acordo com o supervisor do Samu Maceió, Lucas Casado, o objetivo principal da simulação é treinar os profissionais para que eles atuem cada vez com mais eficiência, proporcionando integração às equipes. O simulado também tem o propósito analisar a qualidade do atendimento, além de fazer com que a comunidade perceba a importância que tem o Samu Aeromédico no atendimento de urgência e emergência.

Para realizar o simulado, o Samu vai fazer os supostos atendimentos em parceria com militares do Corpo de Bombeiros, que são imprescindíveis nesse tipo de atendimento. Isso porque, segundo a enfermeira Patrícia Castro, esses profissionais são especialistas em retirar as vítimas das ferragens e encaminhá-las para que os socorristas do Samu façam o atendimento.

Além da equipe do Samu Aeromédico estarão presentes no simulado a equipe de uma Unidade de Suporte Avançado (USA), composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um condutor socorrista e uma Unidade de Suporte Básico (USB), que conta com dois técnicos de enfermagem e um condutor socorrista. A ação também vai contar com os motossocorristas e os médicos, enfermeiros e técnicos auxiliares de regulação médica, que estarão na Central do Samu em Maceió, como apoio logístico.

Já o Corpo de Bombeiros terá uma equipe composta por socorristas que vão utilizar a viatura tipo Auto Bomba e Salvamento (ABS). Ela é empregada em operações de busca e salvamento e combate a princípio de incêndios. Essa viatura é de porte variável, para transporte de equipamentos de salvamento, combate a incêndio e apoio.

Arnaldo Santtos – Agência Alagoas

09/07/16