Scotty Moore, guitarrista de Elvis Presley, morre aos 84 anos

scooty-moore-860x485

Scotty Moore, guitarrista pioneiro no rock que ajudou Elvis Presley a dar forma ao som revolucionário que inspirou uma geração de músicos como Keith Richards, Jimmy Page e Bruce Springsteen, morreu na terça-feira (28/06). Ele tinha 84 anos e faleceu em sua casa, em Nashville, Estados Unidos, informou o biógrafo e amigo James L. Dickerson.

“Como músico, considero Moore como um dos co-fundadores do rock’n’roll graças ao jeito de tocar guitarra que ele inventou”, disse Dickerson, chamando o amigo de ícone.

A ex-mulher de Elvis, Priscilla Presley, enviou um comunicado na noite de ontem expressando os mesmos sentimentos. “Elvis amava Scotty e lembrava com carinho dos anos que passaram juntos, no estúdio e na estrada. Scotty foi um músico maravilhoso e uma lenda. A incrível música que Scotty e Elvis fizeram juntos viverá pra sempre e continuará a influenciar gerações futuras.”  

Moore, integrante do Rock and Roll Hall of Fame, era o último sobrevivente do combo que incluía Presley, o baixista Bill Black e o produtor Sam Phillips.

No estúdio, eles tocaram várias músicas, de “That’s All Right” a “Mystery Train”. Quando “That’s All Right” começou a chamar atenção, Elvis, Moore e Black se jogaram na estrada e topavam fazer qualquer show que aparecesse, grande ou pequeno, com a adição do baterista D. J. Fontana. Rapidamente, Elvis foi de cantor regional a super estrela, assinou contrato com a gravadora RCA Records e chegou ao topo dos rankings musicais com “Heartbreak Hotel”, “All Shook Up” e muitos outros hits. Elvis era a estrela, mas jovens músicos escutavam com cuidado as contribuições de Moore, seja o solo em “Heartbreak Hotel” ou o riff em “Hard-Headed Woman”.

“Todo mundo queria ser o Elvis, mas eu queria ser o Scotty”, afirmou certa vez Keith Richards, guitarrista dos Rolling Stones.

biillboard.com.br