Secretária de Saúde defende parcerias público-privadas para fortalecer saúde pública

hospital
A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, defendeu, durante a abertura do 18º Comitê Nacional de Integração (Conai) Unimed, as parcerias público-privadas como alternativa para fortalecer a saúde pública. A cerimônia ocorreu na noite dessa quarta-feira (11), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, quando a gestora estadual representou o governador Renan Filho.

A defesa das parcerias público-privadas se baseia no fato de que, segundo a secretária, a gestão da saúde privada tem apresentado resultados satisfatórios e, por isso, o modelo pode ser empregado no Sistema Único de Saúde (SUS). Isso, porque, de acordo com Rozangela Wyszomirska, a saúde pública ainda é deficiente de um modelo de gestão que prime pela eficiência no emprego dos recursos públicos.
????????????????????????????????????

“O governador Renan Filho tem primado por realizar uma revolução da saúde pública alagoana. Mas isso requer mudanças no modelo de gestão e, principalmente, zelo pelos recursos públicos, porque a máquina estadual sozinha não consegue suprir todas as necessidades. Por isso mesmo é necessário trabalharmos em parceria com a iniciativa privada, trocando experiências exitosas”, salientou Wyszomirska, ao enfatizar que “o setor público não pode atuar isolado da iniciativa privada”.

A secretária evidenciou que essa parceria é importante para manter as unidades de saúde, porque os serviços devem primar pela otimização dos recursos públicos. “Temos 3,3 milhões de pessoas no Estado e 87% desse montante depende exclusivamente do SUS. Por isso, a eficiência na gestão é imprescindível e a inovação na gestão é necessária”, reforçou, ao assegurar que, mesmo diante das denúncias de corrupção no serviço público, “não são todos os gestores da saúde que atuam sem ética”.

Programação – O 18º Conai acontece até esta sexta-feira (13), reunindo cooperados do Sistema Unimed de todo o Brasil. Durante a programação do evento haverá o Fórum Transformar para Avançar, palestras sobre o fortalecimento do intercâmbio nacional, como minimizar o risco de um negócio e sobre a Lei de Defesa da Concorrência.

Agência Alagoas