Semana Santa: Confira o funcionamento dos serviços

prefeitura

Nos próximos dias 24 e 25 de março, Quinta-feira Santa e Sexta-feira da Paixão, respectivamente, as secretarias e superintendências do Município estarão com o funcionamento suspenso. A quinta-feira é considerada ponto facultativo, já a sexta-feira é feriado municipal.

O atendimento à população será retomado na segunda-feira (28), quando os órgãos municipais retomam o funcionamento normal, conforme estabelecido pela legislação vigente quanto aos feriados e pontos facultativos em Maceió. Entretanto, mesmo durante o feriadão da Semana Santa, os cidadãos poderão, por meio de canais de atendimento, solicitar serviços fundamentais ao convívio urbano, conforme lista abaixo:

Disque Luz

Um dos serviços ofertados pela Prefeitura de Maceió é o Disque Luz, da Superintendência Municipal de Iluminação (Sima), através do 0800 031 9055. O canal serve para que o cidadãos de Maceió, em especial os líderes comunitários, entrem em contato com o órgão para pedir a reposição e colocação de luminárias, assim como a manutenção de postes em praças e ruas da cidade.

Fiscalização de trânsito

Com o intuito de dar mais segurança e fluidez ao tráfego de veículos durante o feriadão da Senama Santa, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) estará presente nas principais rotas de saída da cidade, realizando a fiscalização e o monitoramento do trânsito.

A SMTT estará a postos para o atendimento em casos de acidentes, recebimento de denúncias de estacionamentos irregulares, além de pedidos de agentes de trânsito para ordenar o fluxo de veículos. O telefone 3315-3590 manterá o atendimento ativo.

Disque Defesa Civil

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) mantém o trabalho de atenção contínuo na cidade de Maceió. As equipes do órgão vivem em estado de alerta e podem ser acionadas por qualquer pessoa, por meio dos contatos 0800-0306205 ou pelo 3315-1437. Durante a Semana Santa, o contato deve ser feito pelo 8884-2020.

Diariamente, a Comdec recebe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), os boletins da previsão do clima para a capital. A medida contribui diretamente para a comunicação com os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), formado por líderes comunitários das regiões tidas como de risco, que rapidamente são avisados da previsão e repassam a orientação para os moradores das comunidades.

Disque 100

O Disque 100 é um serviço de atendimento telefônico gratuito que funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana. As denúncias recebidas na Ouvidoria da Secretaria Nacional de Direitos Humanos e no Disque 100 são analisadas, tratadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis. Por sua natureza de instância de diálogo e registro de manifestações da população, o Disque 100 tem se consolidado como um importante instrumento de dados estatísticos sobre violações de Direitos Humanos e a Ouvidoria tem buscado a cada dia tornar essas informações públicas para pesquisadores e interessados.

Para agilizar ainda mais o serviço, a Secretaria Nacional de Direitos Humanos desenvolveu o aplicativo Proteja Brasil. Tendo em mãos um smartphone, qualquer cidadão maceioense poderá denunciar, de onde estiver e em qualquer horário, possíveis casos de exploração sexual infanto-juvenil, torturas, negligências, abandonos, violência física e sexual, entre outros crimes praticados contra crianças e adolescentes. O aplicativo, disponível para download nos sistemas Android e IOS, permite que o cidadão localize delegacias específicas, fóruns e outros locais destinados à recepção e à averiguação dessas denúncias.

Funcionamento de feiras e mercados

A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) informa que alguns mercados e feiras de Maceió irão funcionar normalmente ou abrirão em horários especiais neste período da Semana Santa.

Funcionam normalmente neste feriadão, os mercados do Benedito Bentes, no horário de 5h às 13h, e do Bebedouro, de 7h às 19h.

Os mercados do Jacintinho, Tabuleiro, Mercado Popular e da Produção funcionarão no feriado da sexta-feira santa, dia 25, só até o meio-dia. Já o Mercado do Artesanato, localizado no bairro da Levada, e o Mercado do Jaraguá, fecharão na sexta, mas irão retomar seus respectivos horários no sábado (26) e domingo (27). A Feirinha da Jatiúca irá funcionar normalmente sábado e domingo, mas nesta sexta, em especial, estará aberta até às 14h.

Fonte: Secom Maceió