Sesau reforça investimentos e hospital de Arapiraca lidera ranking nacional em cirurgias da face

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está reforçando, a cada ano, os investimentos na assistência especializada à população alagoana na área da Média e Alta Complexidade, por meio do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais (Pro-Hosp). Com isso, o Hospital Regional de Arapiraca (HRA) se consolida, pelo segundo ano consecutivo, como referência nacional em cirurgias de face e aparece na primeira colocação do ranking entre as unidades que mais fizeram cirurgias desta modalidade no Brasil.

Levantamento feito pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus) mostra que, no ano passado, o hospital realizou 562 cirurgias bucomaxilofacial de pequeno, médio e grande portes. Desse total, 147 procedimentos foram de reconstruções faciais, utilizando osteossíntese (placas e parafusos) para os casos de traumas complexos. Após a celebração do Termo de Compromisso com a Sesau, o HRA já fez mais de três mil cirurgias nos últimos três anos.

No ano passado, o Estado de Alagoas realizou um total de 1.871 cirurgias, ocupando atualmente o sétimo lugar, à frente de estados maiores como Pernambuco, Santa Catarina e Ceará, entre outros. Segundo revela o cirurgião bucomaxilofacial Ricardo Watson, o Hospital Regional de Arapiraca, com financiamento da Sesau, atende 46 municípios da II Macrorregião de Saúde e, em alguns casos, até pacientes de cidades próximas da capital alagoana, que integram a I Macrorregião de Saúde.

Com isso, acrescenta o médico, os resultados já começaram a aparecer nos dois primeiros anos de vigência do programa, na área de especialidades em cirurgias bucomaxilofacial. O cirurgião diz que o resultado evidencia a demanda e realização de procedimentos cirúrgicos superiores às metas estabelecidas no Termo de Compromisso de Gestão ao Pro-Hosp.

No ano de 2017, o Estado de Alagoas, pela primeira vez, teve uma instituição hospitalar entre as dez primeiras que mais realizaram cirurgias da face em todo o Brasil. O HRA de Arapiraca ficou na terceira colocação nacional.

“Com os investimentos na ampliação e melhoramento da estrutura física e de equipamentos, a unidade aparece, pelo segundo ano consecutivo, como a instituição hospitalar que mais ofertou e realizou cirurgias de face no País”, acrescenta Ricardo Watson.

O médico destaca que, nos últimos anos, o HRA já fez 16.459 consultas na área da pequena, média e alta complexidade em cirurgias bucomaxilofacial. Com isso foram atendidos pacientes oriundos de 92 dos 102 municípios alagoanos. Os números apontam uma abrangência de 90,2% de atendimento no Estado.

“Em certas ocasiões, pacientes que encontraram dificuldade ou até mesmo não encontram a oferta de tratamento em outros estados, se deslocam aqui para o Hospital Regional de Arapiraca, para fazer a cirurgia”, lembra Ricardo Watson, revelando que já teve pacientes oriundos de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Minas Gerais.

A grande parte dos pacientes operados é de vítimas de acidentes, mas o hospital também faz cirurgias com o uso de equipamentos modernos. Com isso, são atendidas pessoas de diversas faixas etárias, desde recém-nascidos com 17 dias de vida, até pessoas com 92 anos de idade.

Ascom – 29/04/2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *