Sistema de transporte público de Maceió recebe novos ônibus no dia 29

22MA-Novos-Ônibus-da-São-Francisco-13-1024x680
Novos Ônibus da Empresa São Francisco Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Na próxima terça-feira (29), o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, participa da entrega de 50 novos ônibus que vão atender ao sistema de transporte público de Maceió. A ação, prevista no edital do processo licitatório de concessão do serviço de transporte público coletivo de passageiros do Município, determina a renovação de parte da frota já no primeiro ano após a realização do certame. A solenidade acontecerá no Estacionamento do Jaraguá e contará com a presença do gestor da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Tácio Melo.

De acordo com a SMTT, a previsão é de que até o final deste ano, 150 novos ônibus estejam circulando diariamente em toda a cidade.  Os veículos adquiridos neste primeiro momento foram fabricados pela montadora Marcopolo e contaram com investimento de aproximadamente R$ 13 milhões.

“Estamos cumprindo com o que está no edital e ele exige que 20% da frota seja renovada com ônibus zero quilômetro. Dessa forma, vamos tirar de circulação muitos dos veículos com estado de conservação precário. Para o usuário do serviço, bem como para os rodoviários, a ação trará mais comodidade, agilidade e segurança”, disse Rui Palmeira.

22MA-Novos-Ônibus-da-São-Francisco-43-1024x680
Novos Ônibus da Empresa São Francisco Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

O Edital de Licitação para o Transporte Coletivo por Ônibus também determina a redução da idade média da frota. “Os ônibus circulavam por até 10 anos, apresentando uma média de sete anos de uso. Com a renovação da frota, esse tempo vai baixar e a média passará para cinco anos”, pontuou o Tácio Melo.

Os novos carros adquiridos chegam a Maceió padronizados e com as cores correspondentes aos seus respectivos lotes. Essa ação vai valorizar as cores da bandeira do Município, além de criar uma identidade visual padrão para o Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM).

22MA-Novos-Ônibus-da-São-Francisco-53-1024x680
Novos Ônibus da Empresa São Francisco Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Mais acessibilidade

Com a renovação da frota, Maceió também passa a ser a única capital do país a exigir duas vagas para cadeirantes. “A lei determina somente uma vaga em cada ônibus, mas entendemos a extrema necessidade de garantir mais acessibilidade a todos e determinamos que a montadora adaptasse os veículos”,  destacou o prefeito.

Secom Maceió