Unidade Móvel do Hemoal realiza coleta de sangue na Ufal nesta terça

Ação acontece das 8h às 16h e visa manter estoque estabilizado para atender demanda

Doadores devem estar bem alimentados, ter entre 16 e 69 anos, ter acima de 50 kg e portar um documento de identificação.
Doadores devem estar bem alimentados, ter entre 16 e 69 anos, ter acima de 50 kg e portar um documento de identificação.
A unidade móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta de sangue  nesta terça-feira (21), em frente à reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no bairro Cidade Universitária, em Maceió. A ação irá ocorrer das 8h às 16h e visa manter estabilizado o estoque de sangue da unidade, visando atender à demanda transfusional durante o feriadão de São João, que acontece no próximo fim de semana.

Para realizar a doação de sangue, o candidato deve estar bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos de idade, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. Com relação aos menores de 18 anos, o Ministério da Saúde exige que estejam acompanhados dos pais.

Apenas são impedidos de doar sangue aqueles que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Ainda segundo com o protocolo do Ministério da Saúde, as mulheres são impedidas de doar sangue apenas se estiverem gestantes ou amamentando. Para repetir o procedimento, o órgão estipula um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

Postos Fixos – Além de comparecer à coleta externa realizada na Ufal, os alagoanos podem se deslocar até a sede do Hemoal Trapiche. O órgão, que está situado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 12h.

Também é possível se candidatar à doação de sangue no Hemoal Farol, que está situado no Hospital do Açúcar e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. No interior do Estado, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), localizado na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18h.

Josenildo Tôrres – Agência Alagoas.